Uma das dúvidas mais recorrentes nos consultórios de ortopedia é se artrose tem cura. Você também tem esse questionamento? Por se tratar de uma doença crônica, ela pode te incomodar por anos e anos, até que busque uma solução.
Também chamada de osteoartrite, ela é muito associada ao envelhecimento. Mas saiba que ela pode atingir jovens e adultos. Por esse motivo é tão importante ficar por dentro dos sintomas a fim de procurar ajuda médica, caso necessário. Você sabe quais são? Neste post contamos os 5 principais. Confira!
O que é artrose? Artrose tem cura?
A artrose é uma doença que causa sintomas muito desagradáveis, como dor, inchaço, rigidez nas articulações e dificuldade em executar movimentos. Ela ocorre pela degeneração da cartilagem da articulação afetada.
Como dissemos, por ser uma doença degenerativa crônica, ela não tem cura. Entretanto, pode ser controlada por meio de tratamentos que têm como objetivo reduzir a dor e retardar a evolução do problema.
Embora possa surgir em qualquer articulação do corpo, a artrose é mais comum em determinadas locais. Veja.
- quadril e joelhos, por serem articulações que sustentam o peso do corpo;
- coluna, região do pescoço e final da coluna;
- nas juntas dos dedos, principalmente no polegar, causando dificuldade para pegar pequenos objetos;
- ombros, podendo causar dor que irradia para o pescoço e braços
Quais são os sintomas?
Uma das maiores dúvidas de quem ainda não tem o diagnóstico, mas desconfia que tem artrose é quais são os sintomas da doença. A seguir, confira os 5 principais.
1. Dor na articulação afetada
As dores da artrose, geralmente, pioram com esforço físico e melhoram com o repouso. Além disso, podem piorar no final do dia, em situações em que o paciente fica muito tempo parado na mesma posição, como em viagens, ou com a mudança climática.
2. Inchaço e rigidez na articulação
O inchaço e o aumento da temperatura na região são causados pela inflamação no local. A rigidez também é uma queixa muito comum. Muitos pacientes relatam que ela piora ao acordar e melhora após uns 30 a 60 minutos.
3. Dificuldade para se movimentar
Por conta da dor e da rigidez da articulação, o paciente pode apresentar dificuldade para se movimentar. Com a progressão da doença, a tendência é que a artrose seja incapacitante. Ou seja, impede o portador de realizar até mesmo os movimentos simples do dia a dia.
4. Deformidade na região
Em fases avançadas, a artrose pode causar deformidades na região afetada, principalmente nos dedos e no joelho. Portanto, é comum pacientes se queixarem de perceber o aumento dos ossos nas articulações. Isso ocorre por conta de alterações na cartilagem e formação de osteófitos, o famoso “bico de papagaio”.
5. Crepitação
A crepitação nada mais é do que os barulhos e estalos que as articulações fazem ao serem movimentadas. Isoladamente e quando indolor, ela não é sintoma de artrose. Contudo, se vier acompanhada de outros sinais, é um alerta.
Como é feito o tratamento?
Existem várias maneiras de tratar a artrose. Todas elas devem ser prescritas por um médico especialista (ortopedista). Neste tópico, abordaremos quais são as terapias mais utilizadas.
Medicamentos e infiltração
Em alguns casos, somente a utilização de anti-inflamatórios e analgésicos é o suficiente para reduzir a dor e a inflamação. Porém, nos quadros em que a dor persiste, pode ser necessário outro tipo de tratamento, como a infiltração.
A viscossuplementação, por exemplo, é a aplicação de ácido hialurônico na articulação com o objetivo de melhorar a lubrificação do local, reduzindo as dores e retardando a progressão da doença.
Fisioterapia
A fisioterapia é fundamental para manter a movimentação da articulação, fortalecendo e melhorando o movimento. Durante as sessões, alguns aparelhos podem ser utilizados para reduzir a inflamação e controlar a dor, como os eletroestimuladores e o ultrassom.
Além disso, nos casos em que a artrose é causada ou agravada pela má postura, a fisioterapia também pode ajudar fazendo a reeducação postural global para diminuir as compensações e as dores.
Perda de peso
O peso elevado pode ser um fator que agrava as dores da artrose, principalmente em articulações que sustentam o peso do corpo, como quadril e joelho. Para esses pacientes, é importante fazer acompanhamento com nutricionista para controlar o peso corporal.
Cirurgia
A cirurgia de artrose, geralmente é indicada para pacientes que não obtiveram sucesso com os tratamentos não cirúrgicos. Isso é: mesmo tomando medicamentos, mantendo o peso corporal adequado e fazendo fisioterapia, as dores continuam e os sintomas progrediram.
Uma das cirurgias consiste em substituir a articulação afetada por uma prótese. Há também a osteotomia, em que é feito o realinhamento dos ossos para distribuição da carga e com isso melhora da dor e minimização do impacto do peso do corpo na articulação. Mas a indicação de cada um destes procedimentos vem após uma avaliação criteriosa do especialista.
Por ser uma doença degenerativa crônica, a artrose não tem um prognóstico muito favorável. No entanto, existem tratamentos para aliviar a dor a inflamação, retardar o progresso e melhorar a mobilidade do paciente, devolvendo a qualidade de vida.
É muito importante após o diagnóstico da doença, ter acompanhamento médico e manter uma rotina saudável. Agente sua avaliação na Clínica Cotrel e conte com a ajuda de profissionais especializados em diagnóstico e tratamento da artrose.