Av. São João, 1004 Jardim Esplanada

São José dos Campos, SP CEP: 12242-000

Telefones

(12) 98199-0595
(12) 3922-0061
(12) 3922-0044

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta
das 7h às 20h

As 5 Principais Lesões no Quadril e Como Tratá-las

O quadril é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Isso porque ele suporta o peso do corpo e faz a conexão entre o tronco e as pernas. É ele quem nos permite pular, correr e caminhar. Por essa razão, as pessoas estão mais suscetível às lesões no quadril e possuem dúvidas de como tratá-las.

Quando ocorre algum problema no quadril, a rotina e o bem-estar do paciente ficam prejudicados. Além das dores, há a limitação dos movimentos das pernas.

Sendo assim, é muito importante buscar ajuda médica sempre que houver algum desconforto ou lesões no quadril, descobrindo a melhor maneira de tratá-las. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post.

O que define lesões no quadril?

São condições que acometem essa articulação, trazendo dores e afetando a qualidade de vida do paciente. Na maioria dos casos, a dor no quadril não é um sintoma grave e pode ser tratada em casa mesmo.

Entretanto, quando o incômodo é forte ou dura mais do que 15 dias ou, ainda, não passa com analgésicos, é hora de procurar um especialista, pois pode ser um problema mais grave.

Quais são as causas da lesão no Quadril?

As lesões no quadril podem acontecer por diversos motivos. Em geral, estão relacionadas à sobrecarga, alterações anatômicas ósseas, traumas e desgaste causado pelo envelhecimento. As 5 principais lesões são:

  1. Tendinite: inflamação nos tendões envolta do quadril;
  2. Bursite: inflamação da bursa — pequena bolsa de líquido presente nas articulações;
  3. Artrite ou artrose: inflamação e degeneração da articulação, respectivamente;
  4. Dor ciática: inflamação ou irritação do nervo ciático;
  5. Luxação ou fratura.

Quais são os Sintomas?

Os principais sintomas relacionados às lesões no quadril são as dores, a dificuldade para caminhar e para praticar exercícios físicos. Entretanto, existem outros sinais que podem estar relacionados, mas que nem todo mundo percebe essa ligação, como câimbras nas pernas, fraqueza muscular e desequilíbrio.

Quais são os fatores de risco?

Qualquer pessoa está suscetível a apresentar lesões no quadril, o importante é entender como tratá-las. Entretanto, alguns grupos são mais expostos. Os atletas, por exemplo, têm mais chances de desenvolver o problema, principalmente os que praticam esportes que exigem mais dessa articulação, como tênis e corrida.

O contrário também acontece com: pessoas sedentárias, com pouco alongamento e falta de tônus muscular podem desenvolver o problema mais facilmente.

Além disso, os idosos sofrem muito com a condição por conta do desgaste da articulação e da osteoporose. A perda de massa óssea deixa os ossos porosos, o que eleva o risco de fratura na região.

Quais são os cuidados para prevenir as lesões no quadril?

Como dissemos, as dores no quadril limitam a rotina do paciente e, consequentemente, prejudicam a sua qualidade de vida. Por essa razão, o melhor é prevenir o problema. A seguir, confira algumas medidas que podem ajudar:

  • pratique atividades físicas regularmente, sempre com acompanhamento de um profissional para evitar sobrecarga e lesões;
  • alimente-se de forma saudável para garantir o bom funcionamento do organismo e o peso corporal adequado;
  • mantenha uma boa postura corporal;
  • utilize calçados adequados para as atividades.

Quais são os tratamentos para lesão no quadril?

O tratamento para as dores no quadril dependem muito do tipo de lesão. Em alguns casos, somente medicação, repouso e aplicação de calor no local é o suficiente para tratar o problema, como na tendinite.

Já em outras condições, além do uso de anti-inflamatórios, é necessário fazer fisioterapia e exercícios de alongamento, como na inflamação do ciático, na artrite e na artrose. Em alguns quadros mais severos pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Independentemente de qual seja o diagnóstico, é importante contar com ajuda médica especializada para garantir o melhor tratamento. 

Como você conferiu, existem diversos tipos de lesões no quadril que levam à redução do bem-estar e da qualidade de vida do paciente.

Por mais que as dores não sejam limitantes, em um primeiro momento, é imprescindível procurar ajuda de um ortopedista para iniciar o tratamento e evitar o agravamento do quadro.

Para isso, ao sinal de qualquer sintoma, não deixe de procurar ajuda de uma boa clínica ortopédica com médicos e profissionais especialistas na área, assim como na Clínica Cotrel.

Clínica Especialista em Fisioterapia, Ortopedia, Traumatologia, Acupuntura, Agulhamento a Seco, RPG, Quiropraxia, Osteopatia e Cirurgias