Aposto que você já teve pelo menos uma dorzinha no pescoço, vai falar que não?

Desde aquele mau jeito que passa com uma massagem até aquele maldito torcicolo que te impede de virar o pescoço para um lado pelo dia inteiro.

Todo mundo já passou ou vai passar por isso, e é muito difícil determinar o que causou a dor no pescoço, já que são inúmeras as possibilidades.

Geralmente, as dores de pescoço são causadas por movimentos repetitivos ou má postura e costumam ir embora do mesmo jeito que chegaram, sem qualquer tipo de tratamento.

Outras vezes, pode ser um sinal de outro problema ou de que algo não vai bem com a sua coluna, por exemplo.

Você sente dores constantes na região do pescoço e quer entender melhor?

Continue a leitura e saiba quando você deve se preocupar com aquele incômodo no pescoço e procurar ajuda profissional.

O pescoço

O pescoço é a parte do nosso corpo que une a cabeça ao tronco, é claro, disso você já sabe.

Ele possui apenas um osso na sua parte posterior, logo abaixo da mandíbula e é sustentado por vários músculos que dão à sua cabeça a capacidade de se movimentar.

O hióide, como é chamado esse osso, está relacionado à deglutição, mastigação, fala e também à sua respiração.

O pescoço é ou não é importante?

Dores no pescoço

O mais comum é que as dores no pescoço estejam relacionadas à vícios de postura, principalmente por falta de ergonomia ao passar muito tempo usando computadores e smartphones.

Excesso de tempo em uma mesma postura também causa incômodos e dores no pescoço.

Além do mais, dores nos pescoço podem indicar lesões, inflamação ou irritação na região.

Mas é preciso estar sempre atento, pois dores no pescoço podem indicar outros problemas mais sérios, que precisam de tratamento urgente.

Por isso, é muito importante conhecer melhor as suas principais causas.

A tensão muscular causa dores em um dos lados do pescoço provocada por estresse, dormir de mau jeito ou ficar muito tempo no computador.

É aquela dorzinha chata que você sente no final de um dia estressante de muito trabalho, por exemplo.

A hérnia de disco cervical, um problema mais grave, também pode causar dores constantes no pescoço.

Infecções como amigdalite, osteomielite ou meningite, patologias graves, que precisam de tratamento, também causam dores no pescoço.

Mas há sempre que observar que em casos assim, mais graves, a dor no pescoço vem sempre acompanhada de outros sintomas e é preciso sempre buscar ajuda médica.

O torcicolo ocorre geralmente à noite e você já acorda travado, sem conseguir virar o pescoço apenas para um lado, é muito chato e incômodo.

Lesões pós-traumáticas após acidentes e pancadas no pescoço também podem causar dores e devem ser avaliadas por um profissional se persistirem por mais de três dias.

E, em casos ainda mais graves, e também muito raros, a dor do pescoço persistente pode indicar câncer ou nódulos que também precisam de tratamento urgente.

Quando devo me preocupar?

Muitas pessoas se acostumam a viver com dores, mas é preciso saber quando se preocupar e procurar ajuda médica.

Fique alerta a estes sinais:

Como é o tratamento para acabar com as dores no pescoço?

O tratamento varia de acordo com a gravidade e a causa da dor ou do incômodo, usando desde medicamentos, sessões de fisioterapia, acupuntura, alongamentos e exercícios de fortalecimento.

Dentro da fisioterapia temos o RPG, muito eficaz para o fortalecimento da musculatura do corpo todo, principalmente da coluna cervical, que afeta diretamente o pescoço.

As dores no pescoço podem ter diversas causas e quase nunca indicam algo grave, geralmente são ocasionados por má postura e longos períodos de repetição de movimentos.

Elas podem ser evitadas e é importante deixar bem claro que dores persistentes devem ser investigadas pelo seu especialista de confiança.
Portanto, sempre que sentir alguma dor ou incômodo no pescoço você já sabe onde procurar ajuda: na Clínica Cotrel, que conta com uma equipe especializada em oferecer a você o melhor tratamento para a sua dor no pescoço.