Você sente dores constantes nas costas, passa o dia todo sentado, trabalhando e não encontra uma posição confortável para ficar?
Esses podem ser alguns dos sinais de que você tem um problema na coluna, provavelmente relacionado à má postura, uma situação cada dia mais comum.
Sabe o porquê?
A resposta é bem simples, com o avanço da tecnologia as pessoas passam cada vez mais tempo se debruçando sobre computadores, smartphones e outros dispositivos.
Contudo, é tanto tempo mantendo o corpo em posturas não adequadas ou sentados fazendo movimentos repetitivos com as mãos e braços que não há como não ter uma dor aqui e ali.
Não é assim com você também?
Saiba que isso pode ser perigoso e evoluir até mesmo para quadros em que é necessário operar a coluna, por exemplo.
Sem contar no incômodo atraso de vida que é ter uma dor na coluna, não é mesmo?
Pensando em te ajudar a cuidar da sua coluna, a nossa equipe da Clinica Cotrel preparou este artigo para você fique por dentro do assunto e saber como é possível cuidar e proteger a sua coluna.
Leia até o final e fique livre das dores de uma vez por todas.
Entenda os Desvios posturais
A sua coluna vertebral possui 33 vértebras: 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 que formam o cóccix.
Portanto, como o próprio nome já diz, os desvios posturais são algumas alterações que aparecem na coluna causados pela má postura, causando dores e problemas mais graves.
Esses desvios podem aparecer na sua coluna em três formatos:
- A cifose, que também pode ser chamada de hipercifose, é quando as vértebras da coluna torácica se curvam para trás, a famosa “corcunda.”
- Lordose, ou hiperlordose, é quando as vértebras da coluna se curvam para dentro, alongando o pescoço e deixando o bumbum mais empinado.
- Escoliose, que é o desalinhamento das vértebras, o que causa o desnível dos ombros e do quadril.
Mas esses problemas não aparecem do dia para noite e, na maioria das vezes, nas fases iniciais, não apresentam nenhum sintoma.
Eles evoluem com o passar dos anos mantendo a sua coluna em posturas erradas durante longos períodos de tempo.
Por isso é preciso cuidar da saúde da sua coluna enquanto é tempo, como forma de prevenção.
Já ouviu falar do RPG?
RPG significa Reeducação da Postura Global e é uma prática da fisioterapia que, através do treino de posturas específicas, devolve o equilíbrio muscular ao seu corpo.
Portando, durante a prática são executadas posturas e movimentos muito específicos para alongar a cadeia muscular, reorganizando todos os segmentos do seu corpo.
Não é demais?
A primeira vez que se viu falar do RPG foi em 1981, na França, através dos estudos sobre biomecânica realizados por Philippe Emmanuel Sourchard, com a publicação do seu estudo “Campo Fechado”.
Sendo assim, a filosofia por detrás da técnica prega que cada pessoa reage de maneira diferente a um tipo de estímulo e que não deve ser tratado apenas o local da dor, é preciso realinhar o corpo como um todo, como a máquina de engrenagens que ele realmente é.
E como funcionam as sessões de RPG?
Primeiramente o fisioterapeuta fará uma avaliação e determinará a sequência de posturas que você irá praticar, de acordo com o seu objetivo.
Controlando a respiração e contraindo o abdômen, você permanece nas posturas ensinadas pelo profissional durante alguns minutos.
Cada postura leva aproximadamente, uma média de 4 a 7 minutos para ser executada.
Pode parecer fácil, mas a verdade é que você sai da sessão com os músculos realmente trabalhados.
O tempo do tratamento varia de pessoa para pessoa, mas os resultados e benefícios já começam a aparecer depois da terceira ou quarta sessão, é rápido.
Em quais casos é indicado o RPG?
A indicação do RPG é ampla e é indicado para tratar todos os casos de patologias que precisam de fisioterapia.
Por exemplo: Doenças ortopédicas, neurológicas, reumatológicas e somáticas.
Se você tem tendinite, LER, dores na coluna, hérnia de disco, doenças respiratórias ou se somente sente incômodos na coluna no final do dia, o RPG é para você.
E não importa a idade, a técnica pode ser aplicada desde os 10 anos de idade.
Além disso, o RPG trata patologias mas também auxilia na sua prevenção, devendo ser praticado por todos que visam o fortalecimento e proteção da coluna.
Tratamentos
No RPG se trata do indivíduo, e não o sintoma.
É claro que, conforme já falamos acima, ela serve para tratar algumas condições e patologias, mas o principal diferencial do RPG é que ele considera primeiramente o indivíduo e não a doença.
Em suma, além da individualidade, a técnica também se norteia pela causalidade, ao considerar que a causa da doença pode estar muito distante do seu sintoma.
E também pelo princípio da globalidade, tratando o corpo como um fim.
Benefícios
E os benefícios são muitos para quem adere e pratica o RPG, listamos os principais, veja:
- Alívio das dores das costas, braços e ombros.
- Trata os desvios da coluna, a dor ciática e torcicolos.
- Corrige o posicionamento de ombros, joelhos e quadril, diminuindo as dores nesses locais.
- Trata e elimina a hérnia de disco.
- Elimina as dores de cabeça causadas por tensões nas costas e na mandíbula.
- Corrige o famoso pé plano.
- Trata e corrige os desvios posturais.
- Melhora a respiração.
- Trata as lesões causadas por esforço repetitivo.
Por outro lado, é claro que estes não são os únicos benefícios, existem muitos outros, o RPG é uma técnica segura e altamente eficaz que deve ser levada a sério por quem quer viver livre definitivamente das dores não só nas costas, mas por todo o corpo.
Procurar uma clínica que possua experiência e conte com fisioterapeutas capacitados é primordial para garantir os melhores resultados, que geralmente são rápidos.
Portanto, trate a sua coluna com segurança, procure quem sabe: a Clínica Cotrel conta com uma equipe altamente especializada e experiente no tratamento de dores e incômodos na coluna.
Agende agora mesmo uma avaliação na Clínica Cotrel e fique livre desses incômodos, viva melhor.