Av. São João, 1004 Jardim Esplanada

São José dos Campos, SP CEP: 12242-000

Telefones

(12) 98199-0595
(12) 3922-0061
(12) 3922-0044

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta
das 7h às 20h

Dor nas Articulações: Quais são as principais causas e tratamentos?

A dor nas articulações — ou dor nas juntas, como é popularmente chamada — é uma condição muito incômoda e que afeta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Embora seja comum relacioná-la ao envelhecimento, saiba que ela pode surgir também em jovens, sendo que as causas podem ser variadas. Por esse motivo, é importante ficar por dentro do assunto. Afinal de contas, ninguém está livre delas. 

Quer saber mais? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Vamos lá?

O que é a dor nas articulações?

A dor articular é uma sensação de dor, incômodo ou desconforto em uma ou mais articulações que, por sua vez, são estruturas definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos.

Sintomas

A região pode apresentar inflamação, sensação de queimação, vermelhidão e rigidez. A dor pode acontecer com ou sem movimento dos músculos. A diferença  entre ela e a dor muscular é que, muitas vezes, incapacita a execução do movimento completo, enquanto a outra dói conforme a movimentação do músculo. 

Classificação

As dores articulares podem ser classificadas em agudas — que têm até 6 semanas de duração — e crônicas, que ultrapassam esse período. Além disso, são divididas entre mecânicas e inflamatórias.

A dor articular mecânica aguda está relacionada aos traumas, como as que surgem na prática de esportes. Já a mecânica crônica é mais comum após os 50 anos e são causadas pela degeneração natural do corpo. Por fim, existem as dores nas articulações do tipo inflamatórias, que têm causas variadas. Falamos mais no próximo tópico.

Quais são as causas de dor nas articulações?

Como dissemos, as dores nas articulações podem acontecer por diversas causas, desde a consequência de uma gripe até uma lesão feita por uma torção ou queda, por exemplo. Independentemente de qual seja a origem, ela é muito incômoda e pode ser limitante. Isso significa que pode impedir a pessoa de fazer suas atividades do dia a dia, conforme sua localização.

Entre as causas de dor articular mais comuns, podemos citar a artrite reumatoide, que é uma doença autoimune que gera dor, inflamação e rigidez nas articulações. Outra enfermidade, que é uns dos principais motivos de dor articular em adultos com idade acima de 45 anos, é a osteoartrite. Ela é caracterizada pelo crescimento de osteófitos, conhecidos popularmente como “Bico de Papagaio” e pela degeneração (desgaste) da cartilagem da articulação envolvida.

Outras causas bem comuns de dor articular indireta é a bursite — inflamação das bursas, que são bolsas de líquidos localizadas nas articulações e evitam o atrito dos tendões e ossos, e as tendinites que podem simular uma dor na “junta” quando ocorrem nos pontos de inserção do tendão ao osso.  

A seguir, confira algumas doenças e situações que também podem causar dores nas juntas.

  • doenças virais como gripe, hepatite, sarampo, dengue, dentre outras;
  • doenças reumáticas como gota, artrite reumatoide, lúpus, dentre outras;
  • tendinites;
  • artroses;
  • esforços excessivos;
  • traumas;
  • atividades físicas extenuantes.

Quais são os tratamentos para dor nas articulações?

O tratamento para as dores articulares pode variar conforme a causa do problema. Por esse motivo, antes de mais nada é preciso procurar um médico ortopedista para fazer o diagnóstico correto da condição. 

A partir daí, o profissional fará a prescrição do tratamento, que pode incluir medicamentos, fisioterapia, prática de atividades físicas, infiltrações, procedimentos cirúrgicos e outros. Além disso, há uma série de cuidados que podem ajudar a amenizar os incômodos, como:

  • controle do peso corporal;
  • prática regular de exercícios físicos;
  • alimentação pobre em glúten e lactose, e  rica em ingredientes anti-inflamatórios, como os fonte de ômega-3, além de alimentos que contêm cálcio e vitamina D, a fim de melhorar a densidade óssea.
  • alongamentos;
  • massagens regulares;
  • evitar o uso de sapatos de salto;
  • abandonar o tabagismo, pois aumenta a inflamação no organismo;
  • compressas quentes ou frias, dependendo do caso.

A dor nas articulações é uma situação bastante incômoda que pode atingir pessoas em qualquer idade e que prejudica a qualidade de vida. Por isso, se você suspeita que a tem, é importante entender quais são as causas e buscar ajuda profissional para ter o melhor tratamento e ter de volta o seu bem-estar.

Clínica Especialista em Fisioterapia, Ortopedia, Traumatologia, Acupuntura, Agulhamento a Seco, RPG, Quiropraxia, Osteopatia e Cirurgias