Av. São João, 1004 Jardim Esplanada

São José dos Campos, SP CEP: 12242-000

Telefones

(12) 98199-0595
(12) 3922-0061
(12) 3922-0044

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta
das 7h às 20h

Fisiatria: Entenda o que é essa especialidade e como ela trata a dor dos pacientes

Você já ouviu falar em fisiatria? Embora seja uma especialidade não muito conhecida, ela é de suma importância para os cuidados de saúde. Por meio dela é possível prevenir e tratar uma série de doenças que limitam a qualidade de vida do paciente.

Além disso, a fisiatria visa restabelecer o bem-estar psicológico e social do indivíduo. Por essa razão, é muito importante entender o que é essa especialidade e como ela pode ajudar você e a sua família a ter uma vida plena e saudável.

Ficou interessado em saber mais sobre a fisiatria? Continue a leitura e confira!

O que é fisiatria?

A fisiatria é uma especialidade da medicina, também conhecida como medicina física e reabilitação. Desse modo, ela se refere à área responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que causam limitações ao paciente.

Entre as condições que podem ser acompanhadas pela fisiatria estão as doenças ortopédicas, neurológicas e oncológicas, além das dores crônicas. Nesse sentido, o fisiatra, médico especialista em fisiatria tem como objetivo amenizar ou cessar os quadros de dor e restabelecer a funcionalidade física do indivíduo.

Dessa maneira, ele ajuda a devolver a qualidade de vida do paciente, proporcionando melhorias físicas, psicológicas e sociais. Afinal, com a fisiatria o indivíduo pode reaver parte ou totalidade de sua rotina, melhorando sua autoestima e contribuindo para sua convivência em sociedade.

Como funciona a fisiatria?

Agora que você já sabe o que é fisiatria, deve entender como ela funciona. Na prática, ela pretende tratar não somente a doença, mas também o paciente como um todo. Para isso, o médico realiza exames conforme o problema para definir o diagnóstico da doença e entender como a condição afeta a vida do paciente.

Então, o profissional elabora o tratamento necessário, como prescrição de medicamentos, procedimentos não-cirúrgicos e métodos de auxílio (próteses, bengalas, andadores etc.). Além disso, o fisiatra trabalha em conjunto a outros profissionais de saúde, formando uma equipe multidisciplinar a fim de proporcionar um cuidado completo ao paciente.

Qual é a diferença entre o médico fisiatra e o fisioterapeuta?

Sabendo o que é e como funciona a fisiatria, é o momento de descobrir a diferença entre o fisiatra e o fisioterapeuta. Para começar, a maior distinção está na formação de cada profissional. Enquanto o primeiro é um médico com especialidade em medicina física e reabilitação, o segundo é formado em fisioterapia — uma área da saúde.

A seguir, entenda as diferenças na atuação de cada um desses profissionais!

Fisiatra

O médico fisiatra é responsável pelo diagnóstico e acompanhamento do paciente, tanto em casos mais simples quanto em quadros mais sérios. Assim, ele pode atuar no processo de reabilitação de um indivíduo com dores nas costas até uma pessoa com sequelas de um acidente vascular cerebral.

Ademais, ele pode aplicar tratamentos mais complexos, prescrição de medicamentos e outras atribuições privativas do profissional de medicina.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta atua na prevenção e no tratamento de doenças e lesões com objetivo de reaver a capacidade funcional do paciente. Desse modo, esse profissional prescreve exercícios, massagens e terapias que ajudam na reabilitação do indivíduo.

No entanto, ele não pode receitar medicações e realizar procedimentos complexos, como infiltrações e aplicação de anestésicos.

Quando devo procurar o médico fisiatra?

Como você viu, há diferenças na atuação do fisiatra e do fisioterapeuta. Dessa maneira, é importante saber quando procurar o médico especialista em fisiatria. Na prática, esse profissional pode ajudar o paciente de diversas maneiras.

A dor crônica, por exemplo, é um dos maiores motivos de procura desse profissional. Isso porque, como você viu, o médico pode aplicar recursos que outros especialistas não podem, como uso de bloqueios anestésicos, infiltrações articulares, dessensibilização segmentar anestésica e outros.

Ademais, o fisiatra pode ajudar em incapacidades causadas por doenças neurológicas, lesões esportivas, desgastes causados pelo envelhecimento e outras condições. De modo geral, esse médico está capacitado para diagnosticar e tratar:

  • dores na coluna;
  • fibromialgia;
  • osteoporose;
  • bursites;
  • artrose e artrite;
  • lesões ocupacionais por esforço repetitivo;
  • síndrome miofascial;
  • tendinites;
  • hérnia de disco;
  • paralisia cerebral;
  • sequelas de acidente vascular cerebral;
  • traumatismo crânio-encefálico;
  • dor fantasma;
  • lesão medular;
  • cuidados com o coto em pacientes amputados.

O fisiatra também trabalha na prevenção de lesões esportivas e ocupacionais, além de outros problemas que possam ser evitados a partir de atividades e terapias, como exercícios de amplitude etc.

Ao longo deste post, você pôde entender o que é a fisiatria e como ela pode ajudar o paciente e ter melhor qualidade de vida e bem-estar. Dessa maneira, se você ou alguém que conheça tenha alguma condição que o fisiatra pode atender, não hesite em buscar auxílio desse profissional.

Quer saber onde encontrar os melhores profissionais para diagnóstico, tratamento e reabilitação de condições ortopédicas? Acesse a nossa página e conheça o nosso trabalho!

Clínica Especialista em Fisioterapia, Ortopedia, Traumatologia, Acupuntura, Agulhamento a Seco, RPG, Quiropraxia, Osteopatia e Cirurgias